Pré-Escolar

A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida.

Esta afirmação implica que durante esta etapa se criem as condições necessárias para as crianças continuarem a aprender. Para isso, importa que na educação pré-escolar as crianças ‘aprendam a aprender’, assim sendo é importante que a educação pré-escolar garanta as condições de futuras aprendizagens com sucesso, não se pretende que se centre na preparação para a escolaridade obrigatória, mas que garanta às crianças um contato com a cultura e os instrumentos que lhes vão ser úteis para continuar a evoluir como pessoa ao longo da vida.

“O mundo da aprendizagem é o mundo do fazer, da experiência, da tentativa e do erro, é o mundo da descoberta que uma vez achada aponta outra, para outra a descobrir, é um mundo com um horizonte que se expande à medida que mais para ele avançamos”. (Ruben de Freitas Cabral)

 

Para que todo este processo se cumpra de forma mais consistente e equilibrada, o Educador tem como guia as Orientações Curriculares assim como as Metas de Aprendizagem para a Educação Pré-Escolar.

 

Para aceder a informação referente à Metas de Aprendizagem, na integra,  clique aqui