CATL

20160523_160013

Na Resposta Social de Centro de Atividades de Tempos Livres - CATL, pretende proporcionar um espaço onde as crianças entre os 6 e 10 anos usufruam de atividades de lazer, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e de trabalho das famílias.

Esta Resposta Social está caraterizada como CATL para extensões de horários e interrupções letivas sem almoço, o que pressupõe um funcionamento articulado com o período extracurricular da escola, auxiliando as famílias no inicio e/ou final desse período, assim como durante as interrupções letivas.

Os seus principais objetivos, baseiam-se em:

  1. Permitir que cada criança, através da participação na vida em grupo, a oportunidade da sua inserção na sociedade;

  2. Contribuir para que cada grupo encontre os seus objetivos, de acordo com a s suas necessidades, aspirações e situações próprias de cada elemento e do seu grupo social, favorecendo a adesão aos fins livremente escolhidos;

  3. Criar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal de cada criança, por forma a ser capaz de se situar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um;

  4. Favorecer a interação família/escola/comunidade/instituição, em ordem de uma valorização, aproveitamento e rentabilização de todos os recursos do meio. (Macedo, Ema, 1998)