Menção Especial no Prémio Internacional de Arquitetura Sustentável

Fassa Bortolo - 2006

O Jardim-de-infância Popular do Cacém, que consegue poupar até dois terços de energia e manter os níveis de conforto, conseguiu uma menção honrosa na III edição do Prémio Internacional de Arquitectura Sustentável Fassa Bortolo.

"Foram usadas técnicas que permitem gastar menos energia e ter menos impacto sobre o ambiente com um conforto superior ao de edifícios similares", disse Manuel Ferreira dos Santos, da Agência Municipal de Energia de Sintra, que coordenou o projecto.

O Jardim-de-infância, que entrou em funcionamento em Abril, tem nove salas e capacidade para 164 crianças.

O edifício foi revestido com painéis de fibro-cimento pigmentados a preto, com volumes salientes, que além de permitirem o controlo solar oferecem um espaço peculiar para as actividades escolares. 

No Inverno, o aquecimento é feito através de um sistema misto de painéis solares e caldeira a gás, que fornece água quente para uso normal e para pavimento radiante.

A ventilação do edifício é feita de forma natural e o sistema de recolha de água da chuva converge para um depósito, sendo a distribuição feita a partir daí para as descargas das casas de banho e para a rega do jardim. 

O júri do Prémio Internacional de Arquitectura Sustentável Fassa Bortolo realçou que a menção especial foi atribuída ao atelier NBAA "pelo convincente resultado arquitectónico e pela qualidade do projecto, que bem conseguiu conciliar uma relação entre contemporaneidade formal e o tema da sustentabilidade na obra".

O prémio foi entregue em Milão a 28 de Junho.

 

 

 

O Jardim de Infância Popular foi um dos selecionados a integrar o Desgning for Education Compendium os Exemplary Educational Facilities 2011, lançado em Paris em setembro do mesmo ano.

 

Neste compêndio constam 60 edifícios de 28 países, tendo sido selecionados como representantes do estado da arte nas construções escolares.

 

http://www.oecd.org/education/innovation-education/centreforeffectivelearningenvironmentscele/designingforeducationcompendiumofexemplaryeducationalfacilities2011.htm

 

 

Links relacionados